quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Início da construção em 17 de Novembro

Com um projecto oferecido pelo Arquitecto Troufa Real, a construção de um templo dedicado a S. Francisco Xavier inicia no Alto do Restelo no próximo dia 17 de Novembro, às 10h00 da manhã, numa obra que durará um ano, na sua primeira fase. A Paróquia de S. Francisco Xavier convida o vosso órgão de comunicação a estar presente neste momento simbólico.

A Igreja será construída num lote cedido pela Câmara Municipal de Lisboa com cerca de 3300 m2 no Alto do Restelo (delimitado, a nascente, pela Avenida Ilha da Madeira), num processo que iniciou ainda com o Engº Kruz Abecassis, que prosseguiu e se consolidou com o Dr. João Soares e se concluiu com o Dr. Santana Lopes.

O projecto de arquitectura baseia-se na vida do Apóstolo do Oriente, S. Francisco Xavier, da Índia a Japão e na aventura portuguesa dos Descobrimentos, com uma elevada carga simbólica. 1 - A Igreja propriamente dita terá a forma de uma caravela e, para além disso, a edificação deverá ser constituída por vários blocos: 2 - torre e campanário (com cerca de cem metros de altura) estando na base o baptistério, 3 - serviços paroquiais e residência do Pároco, 4 - formação, 5- salão de conferências e 6 - centro social.

A construção da nova Igreja de S. Francisco Xavier será feita em três fases, a primeira das quais está orçada em três milhões de euros. Toda a verba actualmente disponível para a construção da Igreja, de cerca de um milhão de euros, resultou de doações de paroquianos e devotos de S. Francisco Xavier.

A Paróquia de S. Francisco Xavier existe há exactamente 50 anos e foi autonomizada de Santa Maria de Belém em 1990. Desde então, a paróquia exerce a sua intensa actividade num barracão pré-fabricado.

Sem comentários: